BATISTA Kids
02 de June de 2017

SENDO CONSTRUÍDO POR DEUS

SENDO CONSTRUÍDO POR DEUS

“Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.” (Provérbios 3:1,2) 

Você já viu uma casa sendo construída? Qual a primeira parte de uma construção? Isso mesmo: o alicerce. 

O que é um alicerce?

Os dicionários trazem várias definições dessa palavra, entre elas: fundamento, fundações, base. Aquilo que fundamenta e sustenta; base, apoio, sustentáculo. Então, podemos dizer que toda construção tem um alicerce ou, pelo menos, deveria ter, para que seja segura e firme. 

Nós também estamos em construção. Antes mesmo de nascermos, todos nós estamos nesse processo, sendo construídos no corpo, na alma e no espírito. E o Apóstolo Paulo fala isso aos efésios: “No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.” (Efésios 2:22) 

Interessante isso, não é mesmo? Estamos sendo construídos, como casas de Deus na Terra, então precisamos ter um alicerce muito forte, construído com muito cuidado, para não sermos uma construção fraca. E como o nosso alicerce é construído? E de que o nosso alicerce está sendo construído? E quem está construindo esse alicerce? 

O Apóstolo Paulo diz, em Efésios 2:20,21, que existe uma Pedra Principal, na qual todas as construções, para serem bem ajustadas, devem ser firmadas. Essa Pedra é o Senhor Deus, Ele é a nossa Rocha. 

Veja o que está escrito em Salmos 18:2. “O Senhor é a minha rocha, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.” Muito bem! O alicerce de uma casa é feito com pedras, areia, barro,cimento, ferro. E o nosso alicerce? De que ele é feito? 

Salomão nos ensina isso em Provérbios 3:1, quando fala sobre a Lei do Senhor. Então, o material básico para um alicerce forte, para uma vida limpa, santa e de excelência, é, simplesmente, a Palavra de Deus, Seus ensinamentos, Seus mandamentos. 

Como todo pai que ama seus filhos, e lhes instrui e lhes dá direção, o Senhor, nosso Pai, em Seu infinito amor, nos deixou Sua direção, Seus ensinos, na Bíblia.  Então, o nosso alicerce está em aprender a Palavra e em colocá-la em prática  na nossa vida. 

Cada ensinamento que recebemos, é como se fossem as pedras, a areia, o barro, o ferro, o cimento, que vão se ajuntando, formando uma massa, que servirá de base para toda a nossa vida.

Desde que nascemos, estamos em processo de construção. Tudo o que aprendemos, durante toda a nossa vida, é matéria-prima dessa construção tão fantástica. Se o alicerce for bem feito, com bom material, a construção está firme e suportará a tempestade, os ventos fortes. Mas se o alicerce for mal feito, se o material utilizado for ruim, a construção poderá vir abaixo no primeiro temporal. 

Temos um corpo físico, que, para estar forte e saudável, precisa de boa alimentação: frutas, verduras, legumes, proteínas (carnes, ovos, peixe), carboidratos (pão, macarrão), tudo na medida certa. Se exagerarmos no pão e não comermos frutas e legumes, prejudicaremos nossa saúde, ficaremos fracos e doentes. Precisamos também de higiene: tomar banho, escovar os dentes, cortar as unhas, pentear os cabelos, usar roupas limpas, etc.

Temos uma alma, que é a nossa mente, o lugar das nossas emoções, sentimentos, lembranças, e que precisa ser muito bem cuidada, para não vivermos tristes, mal-humorados, irritados, estressados. 

E temos um espírito, que deve estar, diretamente, ligado no Trono de Deus, cheio da vida de Deus. Fomos criados por Deus para sermos Sua morada, Sua casa, Seu templo vivo na terra, como está escrito em Efésios 2:22: “No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.” 

Agora imagine Deus morando em uma casa doente, fraca, suja, feia. Você gostaria de viver em uma casa assim? 

Então, vamos arrumar a nossa construção. E vamos começar com a nossa alma, nossa mente, nossos pensamentos. O Apóstolo Paulo ensinou aos Efésios que precisamos cuidar das coisas que entram na nossa mente. Não podemos impedir um pensamento de surgir na nossa mente, mas podemos trabalhar para que nada de ruim entre nela. Ele diz que só deve ocupar a nossa mente o que é VERDADEIRO, HONESTO, JUSTO, PURO, AMÁVEL, DE BOA FAMA. 

Assim como o nosso corpo físico, para ser saudável, precisa de boa alimentação, higiene, exercícios, a nossa alma também precisa ser muito bem alimentada, para que os nossos pensamentos sejam bons e saudáveis. 

Para eu ter pensamentos VERDADEIROS, não posso deixar a MENTIRA fazer parte da minha vida; para ter pensamentos HONESTOS JUSTOS, PUROS, AMÁVEIS, não posso deixar DESONESTIDADE, IMORALIDDE, INJUSTIÇA e GROSSERIA fazerem parte da minha vida.

Nossa mente é o lugar onde nossos pensamentos são formados, o que acreditamos, o que queremos, com o que sonhamos. Portanto, deve ser um lugar extremamente bem cuidado, certo? Não é qualquer coisa que deve entrar nela.

Sua mente não é lixeira e você não é qualquer pessoa. Sua mente é preciosa e Deus está construindo você como um templo vivo para Ele, usando excelentes materiais. Não deixe a sujeira e as matérias de péssima qualidade entrarem na sua construção.

Queridos pais e responsáveis, invistam tempo de qualidade com seus filhos, eles são heranças do Senhor. Aproveite os estudos para conversarem e demonstrarem amor e carinho através dos ensinamentos. Transmitam valores para eles e, principalmente, valores eternos.

Notícias

Formatura 4º Período 201720/12/2017 - Educação Infantil

Formatura 4º Período 2017


Venha ser Feliz no Colégio Batista09/11/2017 - Novidades para 2018

Venha ser Feliz no Colégio Batista


15 brincadeiras para fazer com as crianças antes que elas cresçam27/10/2017 - Dicas para brincar

15 brincadeiras para fazer com as crianças antes que elas cresçam


107 Anos Colégio Batista Fluminense25/10/2017 - Grandes coisas fez o Senhor por nós!

107 Anos Colégio Batista Fluminense