Blog Colégio Batista

Assuntos importantes para conversar com os seus filhos sobre a escola

Por 22 22America/Sao_Paulo agosto 22America/Sao_Paulo 2018 Sem comentários

 

Algumas amizades são difíceis – esse é um tema que os pais sempre devem tratar com os seus filhos. Esclarecer para eles que nem todo mundo pensa igual e que alguns colegas têm ideias diferentes em relação aos estudos, disciplina e respeito aos pais e professores. Os pais devem mostrar para os filhos que eles não precisam se afastar totalmente dos seus amigos, mas se afastar daquilo que eles apresentam de negativo e não se deixar influenciar, ao contrário, influencia-los.

Escolher os amigos certos é importante – oriente os seus filhos sobre a amizade, como é importante ter amigos e saber escolhe-los. Claro que eles devem ser dar bem com todos, mas é inevitável que eles tenham mais amizade com aqueles que eles se identificam mais. Diga para eles como a vida é feita de escolhas e que existem consequências para as escolhas mal feitas. Por isso, eles devem escolher bem as pessoas que serão mais próximas.

Seja gentil com aqueles que são diferentes – ensine aos seus filhos desde cedo sobre as diferenças e como é importante conviver com elas. Ensine para ele o que a Bíblia fala sobre amar o próximo independente de cor, raça ou sexo.

Não estou conseguindo – a maioria dos alunos têm dificuldade em alguma ou mais disciplinas. Por isso, é importante fazer o acompanhamento constante dos filhos na escola para ajuda-los logo que eles tiverem dificuldade com alguma disciplina e conteúdo. Quanto mais rápido ele tiver um reforço, mais fácil ele conseguirá superar a sua dificuldade.

Quanto mais você prestar atenção na aula, melhor será a sua aprendizagem – pode até ser que alguns alunos consigam aprender sem prestar muito atenção, estudando depois em casa ou vendo vídeos de aula na internet, mas nós sabemos como é importante a atenção para o processo de aprendizagem.

Todas as pessoas têm habilidades e habilidades que foram dadas por Deus e não podemos ser o melhor em tudo o tempo todo – este é um tema fundamental para conversar com os filhos. É comum que na escola tenham alunos que têm resultados melhores em matemática, outros que praticam bem esportes, outros tocam bem um instrumento e por aí vai. Procure trabalhar com os seus filhos para que eles descubram as habilidades que eles mais se identificam e aquilo que eles gostam. Ensine que eles nasceram com habilidades dadas por Deus, mas que ninguém domina todas as atividades.

Aprendi mais sobre oração, gentileza e amizades – converse com os seus filhos o que eles estão aprendendo na escola sobre oração e amar a Deus e ao próximo. Converse com eles sobre o que eles podem fazer para tornar a escola melhor dentro de uma perspectiva bíblica.

Não fazer o trabalho de casa afeta sua nota – as atividades de casa ajudam o aluno exercitar o conteúdo aprendido em sala. Portanto, há um propósito na atividade de casa dentro do processo de aprendizagem. Neste contexto, você deve orientar e acompanhar os seus filhos em relação as tarefas de casa.

Os professores se preocupam com você e querem que você aprenda – é importante também que os pais valorizem o professor. Isso não significa colocar o professor no pedestal como era antigamente, mas os filhos devem ser orientados a respeitar o professor e saber a importância que eles exercem para o desenvolvimento do aluno.

 

 

Colégio Batista

Autor Colégio Batista

Mais posts de Colégio Batista