Blog Colégio Batista

Ensinando os filhos no caminho do Senhor

Por 30 30America/Sao_Paulo agosto 30America/Sao_Paulo 2018 Sem comentários

No contexto de ensinar os filhos nos caminhos do Senhor, podemos pensar na figura de uma planta, que temos que regar e cuidar todos os dias, para que ela cresça adequadamente. Criar filhos é um compromisso, é como cuidar de um jardim. Como disse John Douglass, arquivista da Lakeland Christian School, em um texto no blog da escola: “Nós somos ordenados a nutrir (preparar o solo), encorajar (regar e fertilizar), disciplinar (podar) e guiar (extrair ervas daninhas)”.

Deus nos deu o ministério de educarmos os nossos filhos em seus caminhos. Pv 22:06 diz que nós devemos instruir os nossos filhos no caminho certo para que eles no futuro não se desviem. Vejo esse versículo como um mandamento e uma promessa ao mesmo tempo. É um dever dos pais cristãos educar os filhos nos caminhos do Senhor. Agindo dessa forma, os pais terão no futuro os seus filhos como cristãos e servos autênticos.

Não dá para brincar de educar os filhos nos caminhos de Deus. Para assumirmos esse compromisso com o Senhor, precisamos dar o exemplo para os nossos filhos e, antes de ensina-los, nós é que devemos trilhar os caminhos de Deus. Não adianta dizer sobre algo que eles devem fazer se não fazemos antes.

Nesse processo de educação de nossos filhos nos caminhos do Senhor, temos que atentar para as coisas que podem leva-los ao compromisso de viver uma vida ao lado de Jesus. São pontos como orar, ler a Bíblia, ter vida devocional, ir à igreja e ser ativo na obra de Deus. São importantes, mas que muitas vezes têm sido renegados a um segundo plano em nossas famílias, porque não temos tempo ou temos outras tarefas mais importantes. Não tem como educar os nossos filhos na vida espiritual sem colocarmos essas coisas como prioridade, para nós e para eles.

Outro ponto que não podemos descuidar é sobre orar pelos nossos filhos. Nós iremos ensina-los, mas eles farão as escolhas deles. Eles crescem e há momentos que eles tomam suas decisões sem a nossa interferência. Por isso, precisamos orar e consagrar a vida deles desde o nascimento.

Referência

When You Plant Matters: Raise Children Who Bloom. Disponível em: https://www.lcsonline.org/blog/2017/5/10/where-you-plant-matters-raising-children-who-bloom. Acesso em 20 de janeiro de 2018.

 

Colégio Batista

Autor Colégio Batista

Mais posts de Colégio Batista